10 perfis de comportamento dos 60+

O Itaú Viver Mais, em parceria com a consultoria Eureka, lançou a pesquisa 60+, Um Novo Paradigma e, em seus estudos, identificou 10 perfis de comportamento dos sêniores:

  • Livre, Leve e Solta: São pessoas que passaram por um processo de viuvez ou separação, os filhos já saíram de casa e hoje se dedicam a si mesmas, às suas vontades e realizações.
  • Perdido, sozinho: São homens que, quando perdem suas esposas, seja por viuvez, ou separação, tornam-se solitários e acreditam não terem recursos para cuidar de si mesmos.
  • Netocentrismo: Homens ou mulheres que moldam suas vidas em função dos netos. Embora tenham sua rotina, a deixam de lado quando os netos precisam de ajuda ou cuidado.
  • Codinome Trabalho: Para essas pessoas, o trabalho define seu papel social e a aposentadoria traz crises de identidade e melancolia.
  • Vovô 2.0: São homens e mulheres que embora tenham aparência de idosos tradicionais – principalmente pelas roupas e acessórios que usam – possuem uma postura aberta às novidades.
  • Cabeça Nublada: Pessimistas, sentem essa tendência se intensificar com as limitações do envelhecimento e se colocam sempre como vítimas do sistema.
  • Coadjuvante Social:  São homens e mulheres que se acomodaram com o envelhecimento: deixam seus sonhos de lado, não fazem mais planos pessoas e a alegria ficou no passado.
  • Tempo de Curtir: Encaram a aposentadoria como uma possibilidade de viver uma nova vida e fazer o que tiverem vontade.
  • Sem Idade: Difíceis de serem rotulados, sabem que o tempo está passando, mas seguem inquietos para aprender tudo que podem.
  • Na vida dura: Sentem o peso da idade, mas precisam continuar na luta, pois, em alguns casos, além de garantirem seu próprio sustento, ainda ajudam algum filho que tenha voltado para a casa.

Sentiu falta de algum perfil? Fala pra gente nos comentários! 🙂

Veja o estudo completo aqui.


Também publicado no Medium. Siga-nos!

mm

Layla Vallias

Fundadora da Helga, empresa de estratégia digital e desenvolvimento de produto para PMEs e cofundadora do Hype60+. Mercadóloga de formação com especialização em Marketing Digital pela Universidade de Nova York, e Diretora de Marketing do Aging2.0 Chapter São Paulo. Já empreendeu no setor de logística internacional durante cinco anos e depois resolveu começar tudo de novo para entender de gente. Trabalhou com pesquisa de mercado no Grupo Abril e, na Endeavor Brasil, ajudou a criar uma comunidade peer-to-peer com mais de 350 empreendedores. A vontade de criar uma solução para a longevidade já era antiga e, quando conheceu pessoas que compartilhavam do mesmo propósito, não pensou duas vezes. Tem o sonho grande de ver o Brasil um país mais inclusivo e mais justo para os maduros e a missão de fazer isso se tornar realidade. No Hype60+ atua nas áreas de Produto & Estratégia Digital.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.