Consumidor Idoso

Claudio Ferreira da Rádio Câmara, Programa Vida Longa, dicas para uma maturidade saudável entrevistou a Bete Marin para falar sobre o consumidor idoso.

Apesar da população brasileira estar envelhecendo rapidamente, o consumidor idoso ainda não foi descoberto. Uma pesquisa da consultoria de marketing Hype60+ mostra que muitas empresas não sabem nem quantos dos seus clientes chegaram na terceira idade. O foco continua sendo o jovem. A publicidade também não atentou para o público com mais idade. Segundo a diretora da Hype60+ Bete Marin, no exterior a percepção já é diferente. “Quando você vê uma propaganda de alimentos,  de entretenimento, de telecomunicação, você percebe que tem sempre um maduro interagindo com o jovem, interagindo no entretenimento. Ele é um público que não é invisível. Ele é um público que está sendo considerado nas campanhas.” A pesquisa também revela que os mais velhos sentem falta de produtos das áreas de entretenimento, vestuário, cursos, turismo e beleza. Não precisa ser um produto exclusivo para o idoso, bastam produtos adaptados. E as adaptações são específicas para cada caso. Além do conteúdo, é preciso planejar também a parte física. “Pensando na estrutura do local, a gente precisa se atentar para a acessibilidade, a gente tem que pensar no conforto, no atendimento porque é diferente você atender uma pessoa nova de uma pessoa mais velha; a atenção demandada é diferente.”conclui Bete Marin.

As empresas que vendem produtos e prestam serviços para os mais velhos também devem estar atentas porque dentro deste grupo há uma variedade de tipos, faixas etárias e estilos de vida e é preciso tomar cuidado para não reforçar esteriótipos. Um dos objetivos ao investir neste público deve ser proporcionar uma vida mais autônoma e ativa a ele.

Apesar do envelhecimento acelerado da população brasileira, empresas e a publicidade ainda não “descobriram” o consumidor idoso. Os mais velhos sentem falta de produtos adaptados para eles. Para quem quer investir neste nicho, é bom prestar atenção a itens como acessibilidade e atendimento diferenciado. Rádio Câmara

 


Também publicado no Medium. Siga-nos!

mm

Bete Marin

Co-fundadora das empresas Hype60+, Amo Minha Idade, ED Comunicação e ED Promoção e Eventos e sócia da Virada da Maturidade São Paulo. 20 anos de experiência em planejamento estratégico, comunicação integrada, eventos e festivais. Formada marketing, pós-graduada em comunicação pela ESPM e MBA pela FGV São Paulo.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.