Novas perspectivas sobre a maturidade

Um grande projeto voltado à maturidade, que incentivará um novo olhar sobre as relações humanas, as cidades e o trabalho na perspectiva da longevidade.

É assim que pode ser definido o Programa Unibes Cultural Sênior, iniciativa da Unibes Cultural, com apoio do Banco24Horas.

O lançamento do programa, ocorrido no dia 1º de agosto, e correalizado pelo Hype60+, foi uma festa marcada por debates e ensinamentos muito importantes tanto para o público que já chegou à maturidade quanto para pessoas e empresas que se interessam pelo assunto.

O evento de estreia do programa teve participação de palestrantes e debatedores focados em estudar e entender os desafios que ainda existem para as pessoas com mais de 60 anos, sobretudo no Brasil.

Uma bela velhice

A abertura foi feita pela antropóloga e escritora Mirian Goldenberg, que tratou da invenção de uma bela velhice. A palestra é resultado dos aprendizados colhidos por Mirian ao longo de suas pesquisas sobre maturidade realizadas nos últimos anos. “Quando comecei a pesquisar a velhice, descobri um grande prazer. Pude ouvir grandes histórias e conhecer grandes pessoas. Hoje, meu foco está em pesquisar a vida de quem já passou dos 90 anos e digo com muita alegria que quase todos os meus amigos estão nessa faixa de idade”, diz Mirian.

A bela velhice pesquisada por Mirian, pode ser vista na prática em dois outros painéis da noite de estreia do Programa Unibes Cultural Sênior.

Para auxiliar em sua palestra sobre o crescimento do número de anfitriões com mais de 50 anos na plataforma AirBnb, Flavia Matos, executiva da empresa, convidou um casal que se inscreveu no site para passar a receber viajantes em sua casa para contar suas experiências. Nilu Strang, de 70 anos, e Liberto Trindade, 73, contaram sobre como a atividade tem ajudado na complementação de renda e também no dia a dia do casal.

“Conhecemos gente de todo o mundo e temos contato com as culturas mais diversas, o que é muito gostoso e recompensador. Além disso, somos um casal de idosos que trabalha com arte. Vocês devem imaginar como isso é difícil e como ajuda ter uma fonte extra de renda”, afirma Nilu.

Outro que mostrou as diversas possibilidades da vida depois dos 60 foi o aventureiro Miragaia René Angelino, 85 anos, autor de 5 livros sobre seus passeios de moto por todos os continentes de terra. “Tinha 81 anos quando passei quase 5 meses rodando de moto pela África. Meus filhos ficaram preocupados e todo mundo me chamou de louco, mas se a gente não fizer o que nos dá prazer, ninguém vai fazer pela gente”, diz Miragaia.

O futuro da velhice

A participação de Miragaia foi parte do painel sobre  saúde preventiva, que contou também com com a participação do geriatra Alexandre Leopold Busse, dos serviços de geriatria dos Hospitais das Clínicas e Sírio Libanês, e do fisioterapeuta e educador físico Marco Lopes, fundador da Fisiofit Sênior, especializada no público com mais de 60 anos.

O painel tratou a importância de manter tanto mente quanto corpo ativos para que o evelhecimento se dê de forma mais saudável, permitindo uma vida plena.

O assunto também fez parte da palestra da futurista Mariana Fonseca, que falou das tendências quanto ao envelhecimento. “Acredito que muito em breve chegaremos aos 150 anos e, por isso, temos que manter a preocupação com o envelhecimento saudável na pauta”, afirma. 

O Programa Unibes Cultural Sênior

O Programa Unibes Cultural Sênior foi criado a partir das diretrizes da OMS – Organização Mundial da Saúde em relação ao envelhecimento ativo e contará com uma programação bastante diversificada, organizada em parceria entre a Unibes Cultural e o Hype60+.

Programação do Unibes Cultural Sênior (parceiros e atividades)​​​​

IS Games – Curso de desenvolvimento de games para 60+

O curso iniciou no dia 03 de agosto e tem previsão de terminar em dezembro de 2017, com aulas semanais às quintas-feiras, das 14 às 15h30. O aluno 60+ aprende as técnicas básicas para desenvolvimento de um videogame 2D. A metodologia proporciona o desenvolvimento do raciocínio lógico, trabalho em equipe, planejamento, concentração e Integração Intergeracional.

Inscrições encerradas. Assista a matéria aqui: http://noticias.r7.com/jornal-da-record/videos/trabalhar-na-criacao-de-games-traz-beneficios-para-os-idosos-03082017

Workshop Empoderamento nas mídias sociais, o uso do Linkedin

Como divulgar o seu trabalho nas mídias sociais? Tânia Gorodniuk vai dar todas as dicas sobre autoconhecimento, montagem de perfil e uso da foto. Organização de textos e resumos. Vocabulário correto e criatividade. Interação através das conexões, comunicação e divulgação. Preparação para a indústria 4.0. Equilíbrio emocional, redução de estresse, maior produtividade. Traçar metas, construir objetivos, realizar sonhos. Dia 09/08Inscrições aqui!

LAB60+ 2017 – A Emergente Força da Senioridade

O 4o Festival será realizado nos dias 10, 11 e 12 de agosto, com uma programação com +60 atividades, como iniciativas, inovações e tendências sobre como podemos viver de forma propositiva, positiva e colaborativa, celebrando nossa diversidade.​​​​​

Conheça a programação completa e se inscreva aqui!

Universidade USP

A Unibes Cultural estabelece parceria com a Universidade de São Paulo para um ciclo de palestras que abrangerá os mais diversos temas associados ao processo de envelhecimento. Sentimentos que envolvem o ser humano diante da velhice e das experiências vividas serão apresentados onde os conceitos da psicologia estarão presentes para orientar e apontar caminhos que facilitam as relações entre o idoso e a sociedade. Dia 16/08. Inscreva-se aqui!

12º Seminário da 3º Idade FISESP

Palestras e painéis de discussão que acontecerá no dia 11 de setembro, para capacitação de dirigentes, profissionais e voluntários sobre: “Envelhecimento no século XXI e nossos desafios”, além da exibição do Filme Graypower “Branco, prata e outros tons” – documentário de Elca Rubinstein

Inscrição aqui!

Mutações da Idade Unibes – Banco24Horas

A Unibes Cultural, em parceria com o Banco24Horas, está desenvolvendo o Laboratório Mutações da Idade, que visa qualificar pessoas com mais de 50 anos, com o objetivo de capacitá-las para a reinserção no mercado de trabalho. A longevidade já é uma realidade. Viver mais e com qualidade pressupõe não só mais recursos financeiros, mas também a possibilidade de se sentir feliz e realizado o que, muitas vezes, significa voltar a trabalhar e sentir-se produtivo. Por meio de atividades e dinâmicas, o curso oferecerá ferramentas que viabilizam novas oportunidades na terceira idade e a perspectiva de uma maior satisfação, realização pessoal e social. Mutações da idade será um programa semanal gratuito, com carga horária de 32 horas. O curso é idealizado e ministrado por Flávia Aidar, da empresa Da.Idade e acontecerá dia 14 de setembro.                                   

A abertura do programa acontece no dia 14/8, às 19h30, com a palestra de Veronique V. Forat, criadora do aplicativo de moradia compartilhada para a terceira idade Morar com VocêInscreva-se aqui!

Virada da Maturidade

Evento, que acontece pela terceira vez, tem como objetivo valorizar o protagonismo do idoso por meio de palestras e atividades, inspirando a mudança de sua rotina e a criação de novos hábitos para o bem envelhecer. Em sua terceira edição, será realizada de 26 de setembro a 1º de outubro, em vários pontos da cidade de São Paulo, como: universidades, centros culturais, estações do metrô, centros de apoio ao idoso, parques, academias e outros espaços públicos. Idealizada pelos psicólogos Fernanda Gouveia e Fernando Seacero, a Virada da Maturidade 2017 tem como expectativa atingir 17 mil pessoas. Inscrições em breve

Diálogo com o Tempo

Experiência interativa para se repensar padrões sobre pessoas idosas. Ao contrário do que se pode pensar, envelhecer não significa necessariamente declínio, isolamento e perda. Quem mostra isso aos visitantes são os próprios idosos, com mais de 70 anos, que trabalham como facilitadores e comunicam estes aspectos. Eles são os especialistas que lideram este especial diálogo intergerações e estimulam o diálogo ao compartilhar suas experiências sobre o envelhecimento e apresentar suas capacidades. A exposição permite que os visitantes experimentem o mundo das pessoas idosas ao apresentar vários aspectos sobre a idade de forma criativa, educativa e divertida. Expo abre 2018.

Maturijobs – Oportunidade de trabalho para 50+

Cursos e palestras para pessoas maduras visando o desenvolvimento pessoal e profissional, englobando autoconhecimento, reciclagem e atualização tecnológica, preparação para voltar ou se manter no mercado de trabalho, empreendedorismo e networking.

Programação em breve. Conheça a plataforma aqui!

Conheça a programação completa para todos as idades no site da Unibes Cultural.

Texto feito por Gabriel Ferreira


Também publicado no Medium. Siga-nos!

mm

Layla Vallias

Fundadora da Helga, empresa de estratégia digital e desenvolvimento de produto para PMEs e cofundadora do Hype60+. Mercadóloga de formação com especialização em Marketing Digital pela Universidade de Nova York, e Diretora de Marketing do Aging2.0 Chapter São Paulo. Já empreendeu no setor de logística internacional durante cinco anos e depois resolveu começar tudo de novo para entender de gente. Trabalhou com pesquisa de mercado no Grupo Abril e, na Endeavor Brasil, ajudou a criar uma comunidade peer-to-peer com mais de 350 empreendedores. A vontade de criar uma solução para a longevidade já era antiga e, quando conheceu pessoas que compartilhavam do mesmo propósito, não pensou duas vezes. Tem o sonho grande de ver o Brasil um país mais inclusivo e mais justo para os maduros e a missão de fazer isso se tornar realidade. No Hype60+ atua nas áreas de Produto & Estratégia Digital.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.